Sunday, November 12, 2006

Toca a plantar pseudotsugas no Luso …





Pseudotsuga menziesii, também conhecida como"Abeto de Douglas" (embora na realidade não seja um abeto!), ou Pinheiro de Oregon é um dos gigantes da costa oeste norte-americana, juntamente com as sequoias (Sequoia sempervirens e Sequoiadendron giganteum).
O maior exemplar do país, de acordo com Ernesto Goes (Árvores Monumentais de Portugal), encontra-se na Mata do Buçaco com 45 m de altura e cerca de 5m de perímetro à altura do peito (perto do portão das Lapas).
Fala-se de exemplares, hoje desaparecidos, com mais de 126 metros de altura e 5.5 de diâmetro.Oficialmente, o abeto mais elevado que aquele que tem-se certeza era conhecido como Tree Mineral, situado perto de Mount Rainier (Washington), tinha 1.020 anos de idade e 119.8 metros de altura, caindo 1930.Actualmente o Pinheiro de Oregón mais elevado é-se o abeto Brummit (Coos County-Oregón), medida 100.27 metros de altura e 3.5 metros de diâmetro
O Pinheiro de Oregón foi descoberto por Menzies na Ilha de Vancouver em 1792.As primeiras sementes semeadas na Europa foram provavelmente por Douglas em 1827, na Escócia. Na França foi introduzido em 1842 e entre 1844 e 1849 produz-se as primeiras plantações em Portugal, sempre parques ou em jardins castelos ou palácios. (Palácio Real do Buçaco)
Toca a plantar pseudotsugas no Luso



1 comment:

Anonymous said...

Bom meu amigo a altura em esse livro foi escrito, o autor desse livro usava dados dos anos sessenta pois os mais altos exemplares das pseudotsugas em Portugal atingem ja os 65m de altura.